San Francisco, 15 set (EFE).- A gigante da informática Microsoft apresentou nesta quarta-feira, em São Francisco (EUA), a nova versão do seu navegador, o Internet Explorer 9.

De acordo com a empresa, o novo modelo é mais rápido e estável que seus antecessores, desenvolvido para tirar o máximo proveito do Windows 7.

"O Internet Explorer 9 usa o poder do Windows e de todo o PC para te levar a uma web melhor", assegurou o presidente do Windows e do Windows Live Division da Microsoft, Steven Sinofsky, durante o evento de lançamento, no San Francisco Design Center.

A mais nova versão da ferramenta, disponível desde hoje em modo beta, tem entre suas principais características um desenho mais simples, melhor acessibilidade e possibilidade de navegar em duas páginas simultaneamente, graças ao software Windows Aero Snap.

O explorador conta ainda com um sistema que alivia a carga de trabalho da CPU em tarefas como reprodução de imagens e vídeos na internet e se apoia na unidade de processamento gráfico do PC o que, segundo a Microsoft, serve para "desbloquear 90% da capacidade do computador, o que antes sobrecarregava os navegadores".

O Internet Explorar 9 tem um sistema de recuperação automática de conteúdos em caso de falha do navergador, além de alertas que avisam o usuário se alguma aplicação apresentar desaceleração.

A versão beta do novo modelo pode ser baixada no site www.beautyoftheweb.com. EFE

fmx/pa