FAMOSIDADES

FAMOSIDADES

MAIS: Estrangeiros "vencem" em novelas brasileiras

Por ALESSANDRA VESPA

SÃO PAULO - Se você é detalhista (ou não), já deve ter reparado que em vários filmes, seriados e episódios de novela, algumas coisas parecem fugir do lugar, não é mesmo?

Por exemplo: um vaso que estava em cima da mesa em uma cena, na seguinte não está mais. Ou o cabelo de uma atriz que está preso e de repente fica solto, e de repente fica preso novamente! Como isso acontece? Quem são os responsáveis? A gente vai explicar agora!

Leticia Tauffenbach trabalha como continuista há 12 anos. Simplificando, poderíamos dizer que ela cuida da continuidade das gravações de uma cena, justamente para que não apareça esses errinhos que falamos. Mas é muito mais do que isso.

“A gente recebe o roteiro das cenas, faz uma análise do filme e da cronologia. Temos que ver quanto tempo se passa na história, quando vira noite, dia, os horários das cenas. Para depois, poder conversar com todos os departamentos: figurino, maquiagem, cenário, fotografia, sons, lentes, etc”, disse.

Brincando, Letica ressaltou: “Nós somos aquela função de que quando dá certo ninguém reconhece, mas quando dá errado todo mundo fica sabendo!”.